Sequência de aulas sobre Estrutura e Preparo Emocional .
Nessas aulas, serão abordados temas voltados à estrutura emocional.
Para entendermos a nós mesmos e as pessoas que por nós passam e que nos deixam marcas, positivas ou negativas.
A primeira aula abordada será sobre as emoções básicas. Let´s go. (Vamos lá).
As emoções tem sido tema de muitas pesquisas ao longo dos últimos anos, por ser um tema presente , marcante e complexo, na vida humana esse assunto sofreu grande avanço em estudos.
A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria.
Em estudos feitos com relação as sensações obtidas através de um experimento com cada emoção, constatou-se que, a raiva/nojo e o medo/surpresa geraram o mesmo tipo de comportamento no experimento entre os pesquisados.
Logo considerou-se como uma emoção cada. Estes são os sentimentos que podem ser notados por meio de sinais faciais. Ou seja, medo, tristeza, raiva e alegria.
A emoção é uma experiência subjetiva que envolve a pessoa toda, a mente e o corpo.
É uma reação complexa desencadeada por estímulos ou pensamentos, e envolve reações orgânicas e sensações pessoais.
Segundo Antônio Damásio estudioso, o que distingue essencialmente sentimento e emoção é que enquanto a primeira é orientada para o interior, a segunda é eminente do exterior;
Ou seja, no indivíduo os sentimentos são gerados por emoções e sentir emoções significa ter sentimentos.
Na classificação das emoções, ele as divide em: primárias como o medo/surpresa, a raiva/nojo, a tristeza e a alegria. São aquelas rápidas quando aparecem e mais velozes ainda quando partem.
E emoções secundárias como o ciúme, inveja, vergonha, na realidade as emoções secundárias embora levem o nome de emoções, já constituem sentimentos sensoriais.
Em outras palavras: Viver é ter emoções…e precisamos procurar entender cada uma das emoções e sentimentos se quisermos ao menos chegar perto de tentar entender o próximo que se aproxima de nós pense nisso.
Até a próxima
Grande Abraço até compartilhe.
Rô Schultz